quarta-feira, junho 23, 2010

Redes sociais dão retorno ao cliente?

Da iMasters: Felipe Morais
Redes Sociais são o assunto do momento em todas as reuniões, palestras, workshops de que tenho participado nos últimos dois anos, por isso, falar aqui sobre esse tema não será nenhuma novidade. Mas o que tenho sido indagado pelos clientes é: Orkut dá retorno?

Existem números que comprovam que o brasileiro é realmente o povo mais apaixonado pelas Redes Sociais em todo o planeta. Somos o principal povo da principal rede do mundo, o Orkut; em pouco mais de um ano, o Brasil assumiu a vice-liderança no acesso ao Twitter, e recentemente uma pesquisa mostrou que já somos o segundo em acesso ao Formspring, rede que chegou sem muito alarde e foi crescendo, crescendo e já foi até plataforma de lançamento do Novo Uno (Fiat).

Como profissional de planejamento estratégico digital, sempre costumo dizer que, precisamos, antes, analisar o mercado e o cenário, para depois pensar na ação e aí, então, pensar no retorno dela. Por isso, separei aqui um vídeo para vocês sobre as Redes Sociais no Brasil, feito pela agência Click; são números que começam a defender uma estratégia de ativação nas redes.

O Brasil sempre foi um país de grandes contrastes. Enquanto há pessoas comprando um carro de 3 milhões de reais, outros passam fome. No mundo online o contraste não ficou longe, afinal, ao passo que somos o país com maior potencial para ações online e mobile, acredito que temos os gestores mais temerosos em todo o planeta.

A grande maioria das grandes marcas não está na web; claro, elas tem site, mas em tempos de web 2.0, consumidores gerando conteúdo, vídeos, fotos, celulares, games, blogs, ter um site deixou de ser presença digital, afinal, como sempre digo, o site é apenas a ponta do Iceberg.

As agências começaram a planejar ações para suas marcas que tinham como grande foco as Redes Sociais, afinal, se o consumidor está no Orkut, é lá que as marcas devem estar. Mas, volto à questão: Redes Sociais trazem resultados? Em quanto tempo? Como medir? Essas três perguntas estão na boca de qualquer gestor de marca, se eles vão investir 10 ou 100 mil reais em uma ação, querem saber o que isso trará de retorno.

Sinceramente, não acredito que uma ação de Rede Social sozinha traga grandes retorno ao cliente. Retorno dá, claro, mas não espere que uma ativação no Orkut ou alguns posts no Twitter resolvam um problema de vendas do cliente; importante dizer que não é porque 55 milhões de pessoas estão nas redes que todas vão acessar o perfil da BMW no Orkut ou da Coca-Cola no Facebook. Redes Sociais são feitas por pessoas que têm um interesse em comum, e o consumidor de Coca-Cola pode não ser o mesmo da BMW e vice-versa.

Redes Sociais devem fazer parte de uma estratégia maior de presença digital, devem ser uma das ações dentro do ambiente online, assim como games, blog, otimização no Google ou presença em buscadores de preço.

O consumidor está em vários pontos de contato na web em busca de relacionamento, pesquisas e novidades; logo, a marca tem que estar nesses pontos, afinal a melhor maneira de encontrar o consumidor é ser encontrado por ele.

Uma promoção no Twitter pode gerar resultados imediatos a marca, como qualquer promoção, mas não se pode acostumar seus seguidores com promoções em cima de promoções, ou a marca vai ganhar seguidores apenas atrás de um brinde e não com a intenção de compra; para ações que se medem retorno, as vendas são o 1º, mas não único, fator a ser analisado.

Muitas ações em Redes Sociais ainda dependem da mídia de massa, desde comerciais na TV ao banner na home de portal; esses investimentos aumentam os gastos da marca, logo, é necessário vender mais para cobrir o investimento e ainda fica a dúvida: será que a ação sozinha traria retorno, ou as vendas foram geradas pelo estimulo da mídia de massa?

Leia mais em: http://imasters.uol.com.br/artigo/17271/midiasocial/redes_sociais_dao_retorno_ao_cliente/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me!

Follow annelalves on Twitter